sábado, 21 de maio de 2011

na casa do mato tem...

ARANHAS!
ainda bem que só tem as pequenas e inofensivas por lá.
acho lindo as teias de manhã,  reluzindo ao sol!

Existem hoje mais de 32.000 espécies de aranhas identificadas !
Algumas aranhas podem ser identificadas pela espessura, forma e desenho de sua teia: ampulheta, círculos, esferas, cruz, etc. Geralmente começam tecendo uma estrutura que servirá de armadilha, depois tecendo fios radianos ao redor do ponto central como os raios de uma roda.
Essa estrutura é feita de seda se que não gruda, a aranha anda sobre ela enquanto tece fios pegajosos em forma de espiral que irão servir como armadilha. Algumas espécies constroem a cada noite uma nova teia, algumas produzem teias que podem chegar a 2,5 metros.
Os aracnídeos são comumente encontrados em forros, cantos de rodapés, janelas, em locais onde há a passagem de insetos, os quais são fontes de alimento para a aranha. Geralmente as aranhas maiores costumam usar o solo como abrigo.
 clique para ampliar.

As fêmeas podem colocar de 1 a 2.000
ovos os quais são escondidos em uma bolsa feita de seda até chocarem.
ufa!!!
Tenham todas um ótimo final de semana!
Abraços!

16 comentários:

  1. Ô LENA DO CÉU E ELAS NÃO SAEM DAI NÃO?
    NÃO VÃO PRA GRAMA?
    EU TENHO MEDO AQUI TEM ARANHA TB, É PERIGOSO NÉH, DIZEM QUE ATÉ EM ALGUNS CACHOS DE UVA PODEM TER ARANHAS ESCONDIDAS....
    MAS QUE É BONITO A TEIA É.
    OBRIGADA PELO SEU CARINHO SEMPRE SEMPRE!
    BOM FIM DE SEMANA!

    ResponderExcluir
  2. Morro de medo de aranhas.

    As teias são lindas mas mesmo assim, passo longe,srrs beijos,lindo fds,chica

    ResponderExcluir
  3. Menina, tu estás muito entendida de aranhas!! rs.
    Gosto não!!! Aqui saio matando tudo que encontrar.
    Um ótimo sábado. Bjs

    ResponderExcluir
  4. BOm dia Lena,não gosto de aranha não as teias até que são bonitas,mas as aranhas são horiveis,aqui tem época do ano que elas invadem minha casa,e não são as pequenas são daquelas grandes armadeiras que vivem nãs matas de eucaliptos ,pois por aqui tem muitos reflorestamento e elas se criam debaixo da cascae antes do inverno invadem as casas,dizem que não são venenosas,mas não gosto delas por aqui.bjs querida e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  5. Olá Lena..Primeiramente agradeço a sua gentil visita e ao comentario taão simpatico que vc deixou em meu blog.
    Gostei muito do seu cantinho.

    Agora..quanto as aranhas..confesso que não gosto muito desse bichinho não.
    Morro de medo.
    As vezes aparecem aqui..algumas teias..acho lindo a figura ( da teia..rs )..
    Um lindo dia... espero te ver por lá mais vezes!!
    bj
    Ma

    ResponderExcluir
  6. Lena que coisa mais interessante. Algumas pessoas podem até achar estranho, mas eu acho que as aranhas são as espécies de aracnídeo mais bem desenhada pela natureza, elas são muito elegantes e bem sucedidas. As suas teias então uma obra da engenharia. Aqui na minha casa quase nunca aparecem, mas bem que eu queria vê-las pelo menos uma vezinha, pois aqui tem muita barata e as aranhas adoram essas nojentas eca. Um beijão amiga

    ResponderExcluir
  7. Lena Lena Lena, vim lhe dar uns tabefes! Como assim vc jogou suas xícaras fora? quer apanhar é? rsrsrs

    menina, eu estou saindo para roça agora, mas so de ler seu post sobre aranha arrepiei, acho um bichinho asqueiroso viu? aff

    Amiga, quanto ao post abaixo: sua casa no mato é lindaaaa! me convida? qamo mato...amoooo

    Obrigada pela visita!

    Ah quando pensar em jogar algo fora, pense! A Joana poderia gostar disso.... tire foto e me envie que lhe digo o que fazer com eles KKK

    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Lena, por onde wc andawa que não me wisitawa? Se não wisita, esqueço. É como planta que precisa ser cultiwada.

    ResponderExcluir
  9. Olá Lena.
    Que belas fotos você executou ao tirar partido do trabalho espetacular que a aranha tece quando faz sua teia, tambem ali tem arte e engenho.
    Beijos e votos de um bom fim de semana na casa do mato.
    Isa

    ResponderExcluir
  10. a natureza é realmente extraordinaria, né? Tb estou no sabado azul com a Chica, se der tempo da uma passadinha la, bejo
    http://anacristinap.blogspot.com meu blog
    http://mariazinhap.blogspot.com blog da mamãe

    ResponderExcluir
  11. Ola amiga ,
    tudo bem???
    passei pra te deixar uma montanha de beijos .
    Tenha um lindo final de semana .mas se possivel sem aranhas ....he he he

    ResponderExcluir
  12. olá lena... retribuindo seu visita que me deixou tão feliz....obrigada!!!!!

    ResponderExcluir
  13. Oi Lena.
    Gostei do comentário.
    Por aqui dá muitas aranhas.
    Gosto de ver o trabalhos telas.
    As teias são tramadas por igual.
    Don da natureza.
    Bom fim de semana.
    bjtos.Nile.

    ResponderExcluir
  14. AS ARANHAS SÃO INSETOS MUITO INTELIGENTES !!AMEI CONHECER SEU TRABALHO ,SOU SUA SEGUIDORA E AGORA VIM TE CONVIDAR PRA UMA VISITINHA NO BLOGUINHO QUE ACABEI DE MONTAR,VOU FICAR HONRADA COM SUA PRESENÇA .MUITO SUCESSO PRA VOCÊ,
    FIQUE COM DEUS ,
    BJO ,
    RÔ(ARTESARÔ)ARTESAROEVA.BLOGSPOT.COM

    ResponderExcluir
  15. Fiquei muito feliz com sua visita e vim te agradecer , passa lá no meu cantinho que tenho um selinho de presente pra vcs que estão sempre comigo!
    bjos,
    Rô(artesaroeva.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  16. Acho que as aranhas sao meio que nem a gente, tecendo suas teias. Dia destes tentei fotografar algumas teias no cajueiro mas não consegui, acho que não era a hora. Tuas fotos estão lindas. Bjs
    Joana

    ResponderExcluir

DEIXE SEU RECADINHO, FICAREI MUITO FELIZ!!!