sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Fogão Campeiro!

 
 Minha paixão por fogão de lenha , vem desde o tempo de criança,
 vendo minha nona e minha mãe cozinhando ,
 fazendo coisas delíciosas, com sabor  diferente,
 e para matar a sdss estamos construindo um ...logo estará prontinho!
mostro depois de pronto!

 
Era um bonito fogão
Todo de um branco brilhante
Com puxadores de latão
E uma caldeira escaldante.


Tinha um forno onde fazia
Carne assada em tabuleiro
Até o pão cozia
Igualzinho ao do padeiro.


 Era a lenha que ardia
Com a chama a crepitar
Que os bolinhos fazia
 Para depois enfeitar.


Minha mãe tinha o cuidado
Para eu não me queimar
De estar sempre ao meu lado
E comigo cozinhar.


 Ainda hoje é com saudade
Que recordo este fogão
Pelo que brinquei, é verdade
Ficou-me no coração!
 Alice Mendes

"A saudade eu mato; a lembrança eu guardo;
 a tristeza eu supero; A alegria eu conservo; 
Já as pessoas como você eu nunca esqueço."

Abraços!

27 comentários:

  1. Ola Lena!!! Nossa esta ficando lindoooo!!! So comi comida a lenha qdo passei umas ferias na casa da vo da minha colega, e nossa realemente a comida eh uma delicia...o sabor fica diferente e muito mais saborosa

    Bjsss rose jp

    ResponderExcluir
  2. Lena,
    Que encanto de post. Eu não morei na roça, mas passava as férias na fazenda de meus avós, onde a comida era feita no fogão a lenha.
    Não existe comida mais saborosa no mundo. Doces lembranças eu tenho desse tempo.

    O seu está ficando lindo, e agora você realizará mais um sonho.

    As imagens que você mostrou são lindas, e me levaram a passear num passado cheio de boas lembranças.

    Um lindo final de semana. Beijos

    ResponderExcluir
  3. Adorei,Lena! E vai ficar maravilhoso por a´pi! No inverno, vais curtir muito esse cantinho,né? Linda poesia! ADOREI! beijos,chica

    ResponderExcluir
  4. Bom dia!!!!

    Lena

    Linda e doce postagem!!!!
    Bons tempos,fogão a lenha,saudade
    Linda poesia,adorei

    Deixo um abraço,feliz final de semana
    Bjoss

    Obrigado por suas vsts adoro!!!!

    ResponderExcluir
  5. Olá Lena.
    Adoro fogões a lenha e a comida fica deliciosa.
    Beijinhos grandes.

    ResponderExcluir
  6. Good Morning Lena, You have wonderful memories of cooking with your mother. They are always the memories which warm our hearts. I love the photographs of the wood stoves that you have shown us, they make me want to take out my pans and start cooking.
    Have a lovely weekend and best wishes to you.
    Daphne

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Lena, Você tem lembranças maravilhosas de cozinhar com sua mãe. Eles são sempre as memórias que aquecem nossos corações. Eu amo as fotografias dos fogões a lenha que nos mostraram, eles me fazem querer tirar minhas panelas e começar a cozinhar.
      Tenha um fim de semana melhor desejos encantadores e para você.
      ninfa

      Excluir
  7. ADOREI!!!
    Adorei seu fogão a lenha e sua postagem com esse belo poema.
    Vai, se de liciar com belos pitéus, tenho a certesa.
    Beijos e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  8. OI, LENA LINDA!!!
    AI, DELÍCIA UM FOGÃO À LENHA!!! MOSTRA PRA GENTE DEPOIS!!!
    MINHA MÃE TEM UM FOGÃO À LENHA, BEM PARECIDO COM O DA TERCEIRA FOTO. DESDE CÇA FOMOS ACOSTUMADOS A COMIDINHA COM SABOR AFETUOSO QUE SAI DAQUELE FOGÃOZINHO! ESTA SEMANA MINHA MÃE FEZ UM DOCE DE GOIABA, NO FOGÃO CHARMOSO E DEU PRA CADA FILHO UM POTINHO... SOMOS EM 6!!!! GOSTOSO, NÉ???
    ESSE POEMA DO FOGÃO É SUPER DELICADO, AMEI MUITO!!!

    BJINHOS DE BOM DOMINGO!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Que meigos fogões e acompanhados de poesia!
    o seu vai ter tudo o que a lembrança de mãe te fez aprender:
    cozinhar com amor e ternura e fazendo poesia
    bj Zizi

    ResponderExcluir
  10. Lena querida, só vi fogão a lenha, em cinema e foto.
    Penso que deve ser horrível ficar perto desse calor.
    Mas nas fotos, são bonitos.

    ResponderExcluir
  11. Dizem que a comida de fogão a lenha é muito mais gostosa, infelizmente eu nunca experimentei...Amei as imagens dos fogões e a poesia...tudo muito lindo!
    Bom final de semana amiga!
    bjus!

    ResponderExcluir
  12. Dear Lena,beautiful post!Nice memories from your mum!I have a woodstove,and the food taste much better!Hope your dream come true!Have a lovely weekend!
    Dimi..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Lena, pós linda! Memórias agradáveis ​​de sua mãe! Tenho um fogão a lenha, eo gosto do alimento muito melhor! Espero que seu sonho! Tenha um belo fim de semana!bj
      Dimi

      Excluir
  13. Olá Lena!
    Esta ficando show... eu também tenho ótimas recordações... cada um ao seu estilo trás ótimas lembranças...
    Fica com Deus!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Que beleza Lena, que fogão linnndoo, sonho um assim prá mim, bjo amiga querida.

    ResponderExcluir
  15. Lena querida, venha participar da Homenagem à Tina, vai até dia 27/02. Estou avisando aos poucos para as pessoas que eram seguidoras do blog dela. Mas, não tenho endereço de todas e estou indo pelas fotos.Venha e me ajude, avisando às pessoas que você conhece, tá?
    Beijos amiga.

    ResponderExcluir
  16. Que lindo!!! Amei!! Sou apaixonada por esses fogões!!

    Seu blog é muito lindo!! Estou seguindo!!

    Beijinhos

    Desi
    http://crochedadesi.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde querida Lena!!!
    Menina por falar em fogão a lenha, me lembrei de minha infância, quando vinha passar as férias na cidade em que moro atualmente.
    Minha avó tinha uma casa antiga com uma casinha e um fogão a lenha nele.
    Mas reformaram a casa e destruíram o fogão.
    Já avisei meus pais...nada de reforma por aqui, quero que meus filhos tenham gosto em trazer os meus netos para visitar a casa dos avós, aonde passaram grande parte da infância brincando...
    Casa de avós é tudo de bom...deveria ser patrimônio histórico e ser tombado por lei. Pronto falei...
    Venho te desejar um domingo abençoado e uma semana espetacular!!!
    Bjokas...da Bia!!!

    ResponderExcluir
  18. Oi Lena, tb tenho ótimas recordações, das minhas férias na casa do meus avós, da comidinha com gosto de quero mais, saída do fogão à lenha. O seu fogão vai ficar uma maravilha, vc vai sentir o gosto da sua infância, vai ser uma alegria, adorei o lindo poema e as imagens, parabéns pelo lindo post.
    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  19. Lena linda, pena você estar tão longe porque eu iria aí comer sua comida. Tenho certeza que você cozinha como sua mãe, tão linda, aqui na lateral. Eu também cresci ao lado do fogão à lenha da minha vó e ao lado dele, linguiças, chouriço e codeguim ( nem sei escrever) penduradas num barbante feito bandeirinhas a enfeitar o fogão! panela Grande de ferro fumegando ora requeijão, ora a bendita polenta, e o arroz e feijão, aquele franguinho, criado solto pelo quintal. Minha infância foi muito rica neste aspecto! parabéns por recriar na sua casinha do mato esse fogão! Beijos e abraço grande!

    ResponderExcluir
  20. OLÁ AMIGA ESTOU PARTICIPANDO DO BLOGUEIRAS UNIDAS, ESTOU SEGUINDO SEU BLOG, AGUARDO SUA VISITA E SE POSSÍVEL ME SEGUE TAMBÉM! MEU NUMERO DE IDENTIFICAÇÃO É 1076.
    BEIJOS MARIA GOULART
    fiabordados.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Oi Lena! Vai ficar lindão! E imagino as delícias que serão preparadas por aí.
    Amei as fotos, cada fogão mais lindo que o outro.
    Bjos, Lú.

    ResponderExcluir
  22. Oi amiga fogão de lenha, uma rede na varanda me espera mãe querida sua filha vi voltar, nossa amiga obrigada pelo seu carinho lá no blog e linda semana bjs da Leila

    ResponderExcluir
  23. Lena querida

    Quanta poesia neste lindo post, amei de paixão.

    Seu fogão vai ficar maravilhoso!!!!com certeza.

    beijo carinhoso

    Regina Célia

    ResponderExcluir
  24. Hummmm que delicia ...vai ter comidinha gostosaaaaaaaaa!!!mil beijocas amiga otima semana.

    ResponderExcluir
  25. Oi amiga querida, que linda sua postagem. Seu fogão está ficando um encanto, também tenho um aqui em casa e no inverno a gente aproveita muito, sem contar que da uma comida deliciosa. Quando começa o tripitar das lenhas da uma lembrança da infancia la no sítio. Que saudades...
    Parabéns tudo está ficando maravilhoso aí na casa do mato hehe!!
    Beijos e abraços pra você amiga.
    MELISSA E ALECRIM

    ResponderExcluir

DEIXE SEU RECADINHO, FICAREI MUITO FELIZ!!!