segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Estação de trem!

Olá!
( Recordando uma postagem! )
Dia desses fui dar uma volta ao passado, Capivari
Onde eu e minha irmã passávamos as férias da escola, ao todo 2 meses no ano,
junto das minhas nonas, nono ( não cheguei a conhecer meu nono materno)
 tias e primas.
Era sempre uma festa, e o que mais me alegrava era andar de trem (Maria Fumaça)
Só quem viveu essa experiência é que pode saber do que eu falo!
Gostaria muito de ver esta Estação restaurada, sei não, promessa de político ....!

Estação Ferroviária da cidade de Capivari S.P
 (2014)
 
Estação estilo britânico
2009 

 Bonita e imponente, mas perdida em meio a uma área não bem cuidada, a antiga estação nunca mais verá seus dias de glória... 


 
 (1967)


  Plataforma...onde meu pai de terno e eu de vestidinho de organza, e o coração feliz
esperávamos o trem, de volta para a nossa casa em Jundiaí...

...e ao redor dessa estação, muita vida, 
ali moravam minha nona, tias, primas e muitos mais.
.
Casarão em frente ao armazém da Estação Capivari 
pertenceu a família Maschietto  hoje abandono total, uma pena!

 Aqui morava  Maria Luiza Fregulha Gaiseler, minha nona!

 

 Momentos felizes e inesquecíveis, com minha tia Margarida!



Abandono total, uma das casas mais lindas na época, passei bons momentos aqui!
Saudades de todos...que já se foram.


O Trem da vida

Todos somos passageiros de um trem ,chamado vida 
Todos teremos que deixar esse trem
Então, aproveite cada momento. 
Esqueça os solavancos, as desdenhas, curta muito as paisagens,
 Os momentos, que são únicos, as alegrias. 
Jogue no lixo, as tristezas, os momentos de pessimismo e desilusão.
 A única coisa que temos certeza nessa viagem...
 É que a nossa parada, ninguém sabe!!
 (Raimundo Grossi)
Abraços!

53 comentários:

  1. oi Lena,

    nossa quantas boas lembranças,
    é uma pena que o abandono tomou conta,
    a estação ferroviária é linda...
    adoro trens!!!

    beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Que linda estação.Adoro vê-las e hoje, tão poucas!!1 Lindas tuas lembranças e recordações! bjs, ótimo fds! chica

    ResponderExcluir
  3. Lena, que post lindo!Lembrar do passado com alegria é uma dádiva!Aqui pertinho exite uma cidade chamada Capivari de Baixo!!É uma cidade pequena,por onde também passa o trem.bjs.

    ResponderExcluir
  4. Amiga, que post lindo! Também matei saudades de Capivari! Estive lá com minha família, a uns 10 ou 12 anos atrás, visitando um amigo que trabalhou conosco aqui em Guaratinguetá. Era verão e confesso que nunca passei um calor tão desesperado na minha vida como passei lá! Mas gostei muito da cidade, bem calma! Tenho fotos das minhas crianças lá, lambuzadas de sorvete!
    Amei o seu blog e já fiquei por aqui. Aproveito para convidá-la a visitar o meu:
    http://dedeartes-denise.blogspot.com
    Será um prazer recebê-la.
    Bjs e ótimo final de semana!

    ResponderExcluir
  5. Mineiro é apaixonado por trens. E esta volta ao passado sempre faz bem ao nosso coração. Um lindo fim de semana para você.

    ResponderExcluir
  6. Oi Lena... eu sempre falo isso aqui em casa: viajar de trem é muito bom.
    Viajei muito de trem na minha infância. Saíamos de Barrinha no interior de São Paulo, onde eu morava, para ir para São Paulo na casa dos meus tios... Uma viagem muito longa, mas era maravilhosa!
    Preciso levar meu filho pra ter esta experiência.
    Beijo,
    Pri
    www.arted-casa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Lena, querida,

    Que postagem linda! Repleta de recordações de tempos felizes...e como é bom recordar tempos felizes!!!

    Que bonita a casa da sua nona e ...corta o coração vê-la assim...se deteriorando!!

    Infelizmente a falsa política que devasta nosso país, não valorizou as ferrovias.

    Descaso, abandono, tudo largado ao léu, trocado por contratos com as grandes fábricas automobilísticas do exterior, lucros com o petróleo e derivados...

    Seria bom se o sistema ferroviário no Brasil recebesse novamente as atenções dos
    governos, modernizando as infraestruturas já existentes..mas...

    Muitas cidades, nasceram devido o progresso que as ferrovias trouxeram...minha cidade também tem uma estação abandonada...tão triste...tão triste...

    Querida, tenha um ótimo final de semana ai no mato!

    beijinhos,

    Lígia e =^.^=

    ResponderExcluir
  8. Aqui tem uma Estação que foi transformada em museu das bicicletas , um pena , não deu tempo de
    passear.
    beijinhos e ótimo fim de semana
    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Que lindas imagens, belas recordações.
    E vamos que vamos, seguido o trem da vida, ate o dia da parada final, mas enquanto isso, que sejamos felizes....
    Um lindo final de semana!!
    Nely

    ResponderExcluir
  10. Lindas imagens, e belas recordaçoes.Como e bom voltar bem lá atrás e ver que só ficou a saudade daqueles tempos.Tudo muda, mas tudo aquilo que temos , e o que ficou gravado em nossas lembranças.
    Bom final de semana com esta chuvinha ,tomar um chazinho quente e comer uma fatia de torta,
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Uma cidade muito linda, adorei as imagens!

    Te vi no blog da querida Iris (ganhadora do sorteio)
    Vim conhecer e já estou seguindo!!

    Bom final de semana!
    Beijos, Nina

    http://ninabarbantes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Lena!!!! Que lugares lindos! Um mais lindo que o outro, a estação, o casarão e as casas, que beleza! Pena estarem se estragando com o tempo. Pena não existir um auxílio do governo para manter esta parte da história do Brasil viva. Cada casinha, mesmo sendo de pessoas que não tiveram grandes influências na época, cada casinha é um pedacinho da nossa história. Me dói esta falta de respeito pela história! Fiquei com vontade de conhecer a tua Capivari. Aliás, como tem lugar bonito para se conhecer nesse Brasilzão! Bjinho e bom final de semana!

    ResponderExcluir
  13. Oi Lena!
    Seu post é lindo, mas me deu uma pena de ver o abandono, da estação de trem e das lindas casas, lembrei de onde eu também passava as minhas férias, no sitio dos meus avós, hoje apesar do empenho de alguns dos filhos, está sem vida, nem parece o mesmo...
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Oi Lena!
    Viajei contigo nas tuas recordações amiga...
    Linda a estação e a arquitetura dessas casas, é uma pena tanto descaso!
    Bom final de semana amiga!
    bjus!

    ResponderExcluir
  15. meu sonho é morar em uma casa antiga
    infelizmente aqui em ribeirao preto restam poucas
    mas em poços de caldas tem bastante rsrsrs
    bom final de semana, bjo bjo

    ResponderExcluir
  16. Oi Lena!

    Adorei o teu post! Gostaria de estar lá contigo, pois gosto de escutar as histórias das famílias... Fico triste quando vejo o abandono dos prédios... Imagino o número de fotos tiradas... Ficam de lembrança...

    Abraços, Iris

    ResponderExcluir
  17. Bom dia de domingo!

    Eu Aprendi
    Que são os pequenos acontecimentos
    diários que tornam a vida espetacular;
    Que cada pessoa que a gente conhece
    deve ser saudada com um sorriso!

    ___________William Shakespeare

    Abraços de uma boa semana

    └──●► *Rita!!

    ResponderExcluir
  18. Lena, querida

    Adorei ver essas lindas fotos. Quantas lembranças passam pela nossa cabeça, né?

    Eu também adorava andar na Maria Fumaça, principalmente quando fazia as curvas, a gente olhava pela janelinha e via a fumaça, no primeiro vagão.

    Pena que está tudo mudado, esse tempo era tão bom.

    beijo carinhoso

    ResponderExcluir
  19. Lena, minha querida, adorei sua postagem sobre suas férias, na infância, em Capivari. Vale registrar sim sua indignação com o descaso em relação à memória de um tempo. Eu fico fera e no patrimônio e que nasci, derrubaram o grupo escolar de anos e anos, inclusive fiz meu 4º ano primário. Era para ter sido restaurado e feito ali um museu, contando a história dos imigrantes que o fundaram! Sua nona era Fregulha, pois aqui em Santa Bárbara vieram dois irmão padres de Capivari e por aqui ficaram até falecerem Serão parentes de sua nona? Eram quietos, humildes e verdadeiros santos! Saudades deles! Perguntei outro dia se foi vc quem fez o cabeçalho de seu blog e vc ainda não me disse! Se não foi, quem fez? Preciso arrumar o meu! Depois que apareceu o maldito Malware eu limpei tudo. e está dando dó dele! um abração! Beijos!

    ResponderExcluir
  20. A gente não pode perder o trem quando ele passa na estação. É a vida, é a vida.

    ResponderExcluir
  21. Ai Lena, sabe que quando vejo essas construções lindas, mas deterioradas dá uma tristeza.
    Quantas lembranças boas né ?
    E é isso que fica , as histórias que nada apaga !!!

    Adivinha quem está com os pés quentinhos, quentinhos ??? srsrrsr

    Obrigadaaaaaaaaaaaaaa sua linda !!!

    Bjus 1000 querida e uma linda semana !!!

    ResponderExcluir
  22. OI LENA!
    ME FIZESTE RECORDAR DE MINHAS FÉRIAS NA CASA DE MINHA "VOVÓ", ERA BEM PARECIDO, ÍAMOS DE MARIA FUMAÇA, PARA A SERRA, AQUI NO RIO GRANDE DO SUL ONDE ELA RESIDIA E ONDE EU NASCI E ERA MUITO BOM, RECORDO SEMPRE.
    ABRÇS

    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ABRÇS

    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oi Lena ! Que belíssima reflexão ! Não conheço essa cidade, parece tão lindinha. Tão bom como temos tão boas recordações. Gostei demais das fotos.
    Bjos, Lú.

    ResponderExcluir
  24. Oi Lena!
    Amiga respondendo a sua perguntinha, a cirurgia é de paratireoide.
    Obrigada pelo carinho de sempre, adoro vc, beijos!

    ResponderExcluir
  25. Oi
    Que post lindo amiga!!
    Adorei,tmb vivi esta época..............meu pai ferroviário saudades disso tudo.
    Obrigado pelo carinho lá no blog!!
    Uma doce vst sua..........
    Bjss

    ResponderExcluir
  26. olá.. que fotos lindas!! uma pena a casa abandonada.. com uma reforma seria uma bela casa ainda.. depois vá no meu blog que tem uma tag pra vc , ok ?? bjks LIN

    ResponderExcluir
  27. Wonderful pictures Lena!!I love the old railstations!Lovely memories from your chilhood!
    Wish you a happy new month of July!
    Dimi....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fotos maravilhosas Lena! Eu amo os velhos railstations! Memórias bonitas da sua chilhood!
      Desejo-lhe um novo mês de julho feliz!
      Dimi ....

      Excluir
  28. Olá, Lena!
    esta viagem de trem (comboio), à sua infância. Lindas fotos.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  29. Lena, vi agora que ao meu comentário falta o verbo -ADOREI!
    Desculpe.
    Beijo

    ResponderExcluir
  30. Oi, Lena!
    Adoro a nostalgia dos momentos em que fomos mais felizes! Eu não andei de Maria Fumaça quando era criança, mas fui andar em Campos do Jordão porque restauraram a linha que chega até Pindamonhangaba. Não teve a mesma emoção que imagino no passado, onde as pessoas usavam uma vestimenta mais engomada e as emoções viviam à flor da pele. Tudo era novidade!
    Da última vez que fui à minha cidade natal, fiquei chocada com o que fizeram com a casa de minha avó. Ela quando ficou idosa e não pode mais morar sozinha, vivia choramingando por causa da casa. Queria voltar para lá de todo jeito. Saber do seu amor por aquela casa e agora vê-la ao chão, foi um choque e eu fiquei sem ação, pasma... Por isso temos que aproveitar o que gostamos enquanto estamos por aqui...
    O trem da vida faz chic chic e temos que estar preparados para o choc choc (rs*)
    Beijus,

    ResponderExcluir
  31. Oi Lena, belissima postagem, mas devo lhe dizer que me senti um pouco triste em ver tão belas casas e monumentos abandonados. Mas, enfim... tudo aqui é passageiro né, Aguardo o retorno do cheiro de alecrim....adoro aquele cantinho amiga. Beijosssss

    ResponderExcluir
  32. Lena, que saudade de visitar o teu blog, tenho até hoje a capa bordada de almofada que ganhei em um sorteio aqui do seu blog.
    Seguindo , bjão.
    http://blogteremarcellino.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  33. Lena,
    Deve ser emocionante rever lugares e emoções tão importantes. As imagens contam histórias e emocionam.
    Uma única certeza temos: a de nossa partida. Que as lembranças que deixaremos sejam reconfortantes.
    Beijo, menina

    ResponderExcluir
  34. Estas fotos deixa a gente com um gosto de saudades na alma♥
    Amei este post, super bjinhos
    http://sarranheira.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  35. Olá Lena!
    Vim retribuir a sua gentil visita ao meu cantinho...Uma graça o seu Blog!!!!
    Já estou seguindo...

    Um super bjo!

    Alê- Bordados e Crochê
    Fã Page

    ResponderExcluir
  36. Olá amiga! As coisas boas ficam na nossa lembrança e ai a gente sofre com a saudade... só tenho lembranças boas da minha infância... inclusive da época do trem... onde nosso único meio de transporte era esse.. como eu gostaria de voltar no tempo..
    Imagino quanta emoção sentiu vendo a casa onde passou sua infância... realmente uma judiação tudo abandonado...
    Por aqui também a estação precisaria de uma reforma... mas não há interesse e tudo se perde..
    Que a nossa memória nunca esqueça desses momentos que levamos com tanto carinho no coração!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  37. Que bela saudade Lena.
    Eu vivi envolvido pelo trem que transporta minério de ferro de minha cidade para Vitória.ES.
    Eu menino morava na serra da cidade e de lá via o trem com seus inúmeros vagões e ficava a contar quantos vagões desciam.
    Uma pena a politica que abandonou a malha ferroviária, que mantem um preço bem mais em conta assim como o escoamento da produção e deixavam as estradas mais livres. Depois de JK com o avanço das montadoras foi declinando cada dia e hoje temos vários museus de estações abandonadas pelo Brasil.
    Gostei do link.Obrigado amiga.
    Meu terno abraço de paz e luz.

    ResponderExcluir
  38. Gente onde está a Luma rosa??? pessoas bacanas que sumiram dos blogues!

    ResponderExcluir
  39. É bom recordarmos lugares e pessoas pois faz bem à alma!
    Também gostava da Luma Rosa!!!
    Bj

    ResponderExcluir
  40. Eu sei bem do wue falas querida. Morei na infância em Vitória -ES e amava andar no Maria fumaça. Acho que por isto amo andar de trem por cá. Tão bom relembrar destes momentos que nos fizeram felizes! Beijinhos

    ResponderExcluir
  41. Olá Lena
    Fazia muito tempo que não via uma casa com terreiro
    se é que entende o que estou falando não sei se aí
    chamavam assim o quintal que na minha infancia era
    de chão batido e minha mãe varria com vassoura de palha,
    vivi 5 anos em uma casa no sitio e foi uma aventura.
    Bjs

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  42. Oi Lena!

    Adoro este tipo de passeio... Falar com pessoas que ali moravam ou achar alguns sobreviventes da época é tudo de bom! Quanta história!

    Abraços, Iris

    ResponderExcluir
  43. Boa tarde, lindas fotos e belas recordações.
    Resto de boa semana,
    AG

    ResponderExcluir
  44. It is sad when beautiful old buildings are abandoned.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É triste quando belos edifícios antigos são abandonados.

      Excluir
    2. É triste quando belos edifícios antigos são abandonados.

      Excluir
  45. Thank you for your sweet comment.
    Hugs Alessandra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por seu comentário doce.
      abraços Alessandra

      Excluir
    2. Obrigado por seu comentário doce.
      abraços Alessandra

      Excluir
  46. Thank you for your sweet comment.
    Hugs Alessandra

    ResponderExcluir
  47. Que lindo, Lena! Adoro estações antigas! Temos uma no norte do país desactivada e eu tenho muita pena que o governo não restaure a linha e a use, pelo menos para fins turísticos. Bem sei que isso custa milhões, mas é um património cultural que eu considero tão importante. Essa estação aí é linda e os edifícios abandonados, uma pena. Imagino o seu coração, ao ver casas onde no passado foi tão feliz, agora votadas a um destino incerto... Mas enfim, temos o que temos e já que apanhámos esse comboio da vida, há que usufruir da viagem e curtir cada descida e subida de estação! Beijos.

    ResponderExcluir
  48. Nossa Lena, que fotos mais lindas!!!

    Recordar é viver!!!

    Abraços e uma boa semana!!!

    Mari

    ResponderExcluir

DEIXE SEU RECADINHO, FICAREI MUITO FELIZ!!!