sábado, 14 de agosto de 2010

Doce de laranja da vovó.

Olá amigas!
 Tenho mil e uma idéias na cabeça, 
mas não consigo coloca-las em prática.
Os dias são curtos no inverno, e o tempo voa! 

 Resolvi postar  uma receita antiga, 
 DOCE DE LARANJA AZEDA
Fui criada vendo minha nona e minha mãe fazendo essa delicia...
 mas aqui em casa as gurias e o neto dizem..  écaaa!
 acho que muita gente, nunca experimentou.
Tenho um pé da fruta  lá na casa do mato, e  faço pelo prazer de presentear minhas amigas que gostam,
Vamos a receita:

O trabalho é o de ralar....cortar em quatro e retirar a polpa...

deixar de molho cinco dias, trocando a água todas as manhãs..
.
depois fazer a calda com:
açúcar,
água
e cravo 
deixar levantar fervura e colocar as laranjas,
deixo ferver por mais ou menos 30 mtos.
Para  as amigas que gostam,... sirvam-se a vontade!!!

Esse ano fiz dezenove vidros de 500grs, mas só fiquei com esses, porque???
porque só eu que gosto.

Um bom domingo a todas!!!

13 comentários:

  1. Olá Querida lena!!!

    bonita postagem.
    Bom Domingo.

    ResponderExcluir
  2. NOSSA que saudades da minha vó, LENA ainda mais no domingo que paramos para pensar ,
    bom domingo colega

    ResponderExcluir
  3. Oi, Lena!
    Adoro este doce, podes mandar um pote desses para mim. kkkkkk
    Minha mãe fazia e eu, qdo consigo dessas laranjas, tb já fiz.
    Me deu água na boca.
    Bom domingo. Bjos.
    Silésia

    ResponderExcluir
  4. oi lena,vc me fez crescer agua na boca,deve ser delicioso.logo eu que adoro coisa doce.AMIGA,VC DEU O NOME CERTO AO SEU BLOG POIS NAO ENCONTRARIA NOME QUE O DEFENI-SE MELHOR.PARABENS BJINHO

    ResponderExcluir
  5. oooohhhh que receita deliciosa e muito bonito tambem o novo visual do blog.Parabens.beijos

    ResponderExcluir
  6. oi querida! adorei a receita desse doce, bem explicadinha. Ele só pode ser feita com essa laranja? ou pode ser a comum também? se você puder me responda. Beijinhos!

    ResponderExcluir
  7. Oi Minha Linda!
    Que bom que vc descobriu meu cantinho, porque assim pude voar pra cá pra me encantar com o seu!
    Um bj gde e estarei sempre por aqui e seja sempre bem vinda lá no Murikinhas, ok?
    Wanessa (Murikinhas)

    ResponderExcluir
  8. Oi Lena
    Agora eu fui longe, lembrando tb de minha avó, ela fazia doces super bem, que saudade...
    Bjs.

    ResponderExcluir
  9. Que delícia Lena, minha mãe fazia muito esse doce, tínhamos muitos pés plantados na fazenda e chamávamos de " laranja cavalo", não sei porque.
    Doces lembranças.

    Beijinho.

    ResponderExcluir
  10. Ola Lena nossa estou encantada com seu blog,td muito lindo.
    Ai me deu uma saudades da minha mãe,ela adorava fazer este doce,ja tem mais de 25 anos que não como deste doce,me lembro dela fazendo,trocando a agua,todos os dias.Mas achei que fosse mais dificil de fazer.Qualquer dia vou fazer,ai delicia hum.

    Obrigado por dividir a receita amei.

    Beijinhos Deus te abençoe.

    Edite
    http://artesanatosedite.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Ola Lena!!

    Zapiando pela net encontrei teu blog e adorei tudo por aqui!!
    Moro no mato rsrs e aqui temos uma plantação enorme desta laranja, é vendida tudo para fabricas de doce cristalizado.Gostaria de te dar uma dica para o doce, aprendi com uma doceira da cidade, em vez de deixar tantos dias a fruta de molho, vc enche um tacho grande com agua e as frutas limpas e raladas, coloca um punhadinho de sal +- 1 colher de sopa de sal, leva para ferver,assim que ferver desliga, espera amornar,lava ,coloca o açucar e faz o doce como de costume, o sal tira todo o amargo da fruta, depois q aprendi este truque, faço o doce e fica pronto no dia, uma delicia, tbem faço ele cristalizado, super facil e delicioso.Se quiser tbem posso te ensinar.
    Bjkas
    Karen http://alinhavodeideias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. adorei coloca o link compartikar no facebook e orkut,no final das postagens

    ResponderExcluir
  13. Esse doce de laranja me deu água na boca, já copiei a receita, qualquer dia vou tentar.
    Bjos, Lú.

    ResponderExcluir

DEIXE SEU RECADINHO, FICAREI MUITO FELIZ!!!