domingo, 14 de julho de 2013

Physalis, bela rústica e saborosa!

Olá amigas!
Final de semana sem mato.
Ontem sábado foi o encontro com as amigas bingoleteiras...mas é assunto para outro poste.

Para as amigas (PepaKátia, Melissa)  um pouco dessa linda e gostosa frutinha , fiz essa postagem 
espero que ajude.
 Aqui no meu mato d´muitoo!
A physalis é uma fruta bem interessante: considerada exótica, é encontrada no mercado a preços elevados, mas, apesar disso, no Norte e Nordeste do nosso país ela é comum nos quintais e chamada por nomes bem brasileiros: camapum, joá-de-capote, saco-de-bode, bucho-de-rã, bate-testa e mata-fome. 


Um arbusto ...
Flor delicada! 
Uma obra de arte, seca fica toda rendada!
...pode ser plantado em vaso! 

A physalis é uma planta rústica, que exige poucos cuidados, e que até agora não apresentou uma doença significativa que possa ser grande ameaça ao cultivo. Desenvolve-se bem em regiões quentes, de clima tropical e subtropical, mas tolera bem o frio. 


enfeitando uma torta.

Plantio: qualquer época do ano
Solo: areno-argiloso, rico em matéria orgânica e com pH entre 5,5 e 6
Clima: tropical e subtropical, mas tolera bem o frio
Colheita: a partir de 90 dias depois do plantio das sementes; pode estender-se por um período de por seis ou oito meses. Cada planta produz até três quilos de frutas.

Curiosidades sobre a Physalis
* No Brasil, a variedade nativa é a Physalis angulata
* No Japão, existe variedade de cor vermelha chamada hosuki. Lá, anualmente, acontece a Festa do Hosuki
 * A physalis também é utilizada como tira-gosto em degustações de vinho
* Na Austrália, a physalis rende uma conserva fina exportada para vários países
* Em Paris é servida em restaurantes elegantes, coberta com chocolate
* Estudos científicos recentes estão revelando que a planta apresenta forte atividade como estimulante imunológico e efeito antiviral contra os vírus da gripe e herpes. Contém alto teor de vitaminas A, C, fósforo e ferro, além de flavonóides, alcalóides, fitoesteróides, alguns recém descobertos pela ciência
* A physalis é rica em carotenóides. Os carotenóides estão na lista dos compostos bioativos considerados funcionais, ou seja, aqueles capazes de prevenir doenças. São corantes naturais capazes de afastar males como cegueira noturna, catarata e até câncer.

TEM TAMBÉM NA COR VERMELHA , MAS ESSA EU NUNCA VI
FOTO DAQUI

Uma semana cheia de alegria, a todos que poraqui deixam seu carinho!
Obrigada!
Flores a todas!

ABRAÇOS!!




34 comentários:

  1. Oi, Lena, mas que frutinha danada, heim? Eu tenho a impressão de nunca tê-la visto Sua pesquisa foi muito bacana e com informações bem interessantes! Adorei saber tanto sobre a phisalis. Linda ela envolta na casca rendada. Lembrei-me do Green Day. Grande abraço, beijos e linda semana!

    ResponderExcluir
  2. Lindo e esclarecedor!

    Belo post! Bjs Pr arianos,chica

    ResponderExcluir
  3. Oi Lena! Amei saber sobre essa frutinha, ela é tão bonitinha. Vc plantou de semente?
    Bjos, Lú.

    ResponderExcluir
  4. Olá Lena.
    Adorei a informação, que deu sobre a phisalis, aqui é pouco conhecida, mas nos hipermercados vê-se, mas é importada.
    Beijos e um abraço
    Isa

    ResponderExcluir
  5. Oi Lena!

    Acho que não conheço esta frutinha... Também acho, que nunca comi... Quem sabe... Kkkkk Mas gostei das informações...

    Abraços e um ótimo início de semana, Iris

    ResponderExcluir
  6. NAo comprei, Lena. Muito cara por aqui. E nAo tem promocao(risos).

    ResponderExcluir
  7. Lena, querida

    Adorei conhecer mais sobre essa frutinha tão linda.

    Ficou linda sobre a torta.

    beijo carinhoso e ótima semana

    Regina Célia

    ResponderExcluir
  8. Nossa Lena ela é linda e perfeita e que obra de arte...nunca tinha visto n conhecia...por aqui tb n tem...mas que bom vc te-la assim tão perinho de vc e pode-la admira-la na sua beleza e tbm provar...deve ser gostosa

    bjinhos rose jp

    ResponderExcluir
  9. Oi Lena!
    Gostei das informações (Completíssimas) sobre essa frutinha que ainda não conheço, quem sabe um dia...
    Belo e esclarecedor Post.
    Que sua semana seja de alegrias e paz... Fátima.

    ResponderExcluir
  10. Que dádiva você ter a physalis pertinho de você e poder comer!
    não sabia que ela fazia tão bem!
    bj
    zizi

    ResponderExcluir
  11. Tenho um vasinho com physalis que uma amiga me ofereceu e que não para de produzir frutinhos que adoro. Beijo

    ResponderExcluir
  12. Não conhecia, Lena, esta frutinha e gostei muito de saber dela...

    Uma semana LINDONA p você...
    Beijos... Deus é a nossa força em todo tempo!

    ResponderExcluir
  13. Oi Lena querida
    Como vai amiga?
    Estou tão encantada com essa frutinha...creia, eu não conhecia!
    Se eu morasse pertinho de você iria sempre colher essas fofuras! e essas rendinhas depois da folha seca? que lindas!

    Bjo grande

    ResponderExcluir
  14. oi Lena,

    hoje é muito comum usá-la em decoração de doces
    caríssimos...
    adorei saber mais dela...

    beijinhos

    ResponderExcluir
  15. Olá flor linda aí dos campos do sul, como vai vc? Amiga, fiquei ainda mais interessada por essa beleza de frutinha. Vou atrás de uma muda já, já! Obrigada pela dedicação e carinho. Parabéns o post está maravilhoso.
    Um grande e forte abraço com todo meu carinho.
    MELISSA

    ResponderExcluir
  16. Oi Lena, mas que encanto delicioso de postagem com essa frutinha q eu nem conhecia a vermelhinha é linda demais. Valeu por nos deixar mais informada.Bjsss

    ResponderExcluir
  17. Lena nossa quanta coisa bacana sofre essa frutinha...Já tinha visto na tv e sei que é muito gostosa e quantas qualidades ela possui além de ser linda! Agora me acabei de tanto rir com os nomes dela nem sei qual nome achei mais engraçado rsrs. Bjks amiga e muito obrigado pela postagem e sobre como plantar e tudo o mais, adorei muito! Uma semana abençoada e cheia de paz *Ü*

    ResponderExcluir
  18. Adorei saber mais sobre esta frutinha ,aqui no meu vizinho tem um pé,mas nunca tive coragem de comer rsrsrs,obrigada pelas hortências adoro essa cor mas só tenho um pézinho no meu jardim ,beijos minha linda bom inicio de semana

    ResponderExcluir
  19. Tenho até vergonha de dizer, mas não conhecia esta frutinha... Afff
    E é rica em muitos nutrientes, que interessante.
    Este seu paraíso e mesmo cheio de variedades de frutas, flores e plantas Lena
    Boa semana!!!
    Beijos e abraços
    Andreza Castela

    ResponderExcluir
  20. Olá,querida Lena!
    Que delícia chegar até aqui e encontrar este post lindo,repleto da beleza singular da tua "Physalis"! Já tinha ouvido falar dela,mas nunca as vi de pertinho,pois acho que aqui no Rio pouca gente cultiva esta graciosa planta. Também fiquei admirada com as propriedades nutricionais dela e com a graciosidade de suas frutinhas...E que delicadeza quando ela fica com as folhinhas rendadas! Simplesmente uma pequenina jóia da natureza!
    Mas minha doce amiga, peço-te perdão pela minha ausência de tantos dias,pois realmente estive vários dias viajando, e praticamente emendamos uma viagem na outra, aproveitando oportunidades maravilhosas que surgiram no nosso caminho...Sem dúvida,bençãos de Deus! Então, deste modo, só depois é que fiquei sabendo dos momentos tristes e difíceis que vocês passaram...Sei que são coisas que estão além da nossa vontade e até da nossa compreensão,mas acredito também que Deus sempre consola o nosso coração e nos dá força pra continuar a nossa jornada e a nossa missão neste mundo. Por isso,Lena, nesse momento, te envio o meu abraço grande e carinhoso,mesmo daqui de longe,na esperança de que o meu carinho chegue até aí e aqueça um pouquinho mais o teu coração... E desejo que dias lindos,azuis e iluminados venham adoçar e alegrar os teus dias!
    Beijo muito carinhoso e o meu abraço bem apertado pra você e tua linda família!
    Teresa

    ResponderExcluir
  21. Hallo Lena!
    loved the information you gave about the phisalis, here is little known, but in supermarkets i see them! We had them in Australia!!!Thank you for sharing!!
    Have a lovely week!!
    Dimi...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hallo Lena!
      adorei a informação que você deu sobre a Phisalis, aqui é pouco conhecida, mas nos supermercados i vê-los! Tivemos los na Austrália! Obrigado por compartilhar!
      Tenha uma linda semana!
      Dimi ...

      Excluir
  22. Meu Deus! Que Postagem mais Linda!!!
    Fiquei aqui apreciando tudo
    Obrigada Flor! Pela pessoa Maravilhosa que você é!

    Beijos da sua Amiga que te gosta e admira muito
    Andrea

    ResponderExcluir
  23. oi Lena, amei seu cantinho, amo a natureza, a simplicidade, acredito na evolução do ser humano como instrumento de amor e fraternidade! bju!

    ResponderExcluir
  24. oi Leninha
    ela é linda por si só
    que bela foto com a casca seca.
    lá em MInas minha vizinha tinha,
    quando foi ai em canoas
    vou pegar uma mudinha dela
    posso?
    na mãe tem o ora-pro-nobis
    que ela pegou na minha horta de Minas
    não sei se tu conhece- é um pato super popular em Minas
    ela é otima - adoro comer como salada
    é super nutritiva
    e quando foi ai - pode deixar que te incentivo
    a produção das pinturas em garrafas
    e te levo umas rosas de papel mache que tenho aqui ,
    esperando ansiosa o dia que poderei ir
    ansidedade mode on no grau máximo
    bjs
    lu

    ResponderExcluir
  25. Lena querida!
    Bela obra do Criador.
    Linda demais essa frutinha e com certeza deliciosa,
    não a conheço. Vou procurar sementes para planta-la.
    Obrigada por essa carinhosa partilha!
    Abraços! Linda tarde pra ti.

    ResponderExcluir
  26. Adorei seu cantinho carinha de fazenda adoro faz com que eu tenha tantas lembranças. Tenha uma otima noite.

    ResponderExcluir
  27. linda plantinha eu não conheço,mais um encanto da natureza que estou descobrindo aqui na blogosfera através desse post maravilhoso! fique com DEUS beijinhos

    ResponderExcluir
  28. oi linda que blog lindo!!!!!!! como me fez bem passar uns momentos com vc.....parabéns e obrigado por compartilhar...... beijocas

    ResponderExcluir
  29. Oi Lena!!Essa frutinha é maravilhosa!Minha cunhada tem no jardim e vive carregada de frutas.Aqui nós chamamos de bombom do mato.Abraços.

    ResponderExcluir
  30. Conheci essa frutinha na casa de praia dos meus sogros, fiquei encantada! Bjinho!

    ResponderExcluir
  31. NÃO CONHECIA ESA PLANTINHA!!OBRIGADA POR PARTILHAR!!!

    BJIMMM

    ResponderExcluir
  32. QUE INTERESSANTE LENA, VOU PROCURAR NO SITIO DO MEU PAI PRA VER SE TEM POR LÁ TAMBÉM. BEIJOS

    ResponderExcluir
  33. E pensar que na fazenda do meu pai tinha montes de pé de physalis, e eu brincava com elas mas nunca comi, pq era cria~ça e não conhecia, achava que era comida de passarinha, Também já tive pés e pés de vinagreira e só achava linda! Ai meu Deus!

    ResponderExcluir

DEIXE SEU RECADINHO, FICAREI MUITO FELIZ!!!